Esquilos da Disney

Tico e Teco, os dois neurónios mais conhecidos de sempre, já todos ouviram falar deles. A interação entre estes neurónios implica uma ligação neuronal, o Tico dá uma ordem ao Teco, que por sua vez informa o corpo o que deve fazer. Esta ação é o princípio base da atividade mental.

Quando nascemos temos por volta de 100 bilhões de neurónios, que vamos perdendo ao longo da vida até um total de 20 bilhões, mesmo assim suficientes para vivermos uma vida em pleno. 

É verdade que 20 bilhões de neurónios chegam, no entanto há um pequeno senão, para eles serem saudáveis e ativos têm que continuar a fazer conexões. O Tico tem que pressionar o Teco, porque se esta ação não acontece a ligação perde-se. Este exemplo é replicado em grande escala. É evidente que todos temos mais que dois neurónios, até o troll do vizinho do lado…

A minha preocupação pela saúde mental, tem origem no relato cada vez maior de pessoas com demências, todos conhecemos alguém, familiar ou amigo, que a dada altura da vida, lhe é diagnosticada uma doença mental. A organização Mundial de Saúde, estima que 47,5 milhões de pessoas sofrem com demência no mundo. Portugal é o 4º país da Europa com mais casos e a cada década que passa estes números duplicam.

Mas a evolução da ciência, nomeadamente da neurociência, veio demonstrar que é possível prevenir e até evitar algumas destas demências.  

O que podemos então fazer?

A alimentação é um elemento chave para melhorarmos a nossa condição, tanto fisicamente como mentalmente, uma alimentação cuidada e equilibrada é meio caminho andado para eliminar a fadiga e o esquecimento. 

Devemos praticar exercício físico ao longo da vida e mesmo tendo limitações, não devemos deixar de o fazer. O ideal seria praticar pelo menos 30 minutos de exercícios aeróbicos, 3 vezes por semana, pois esta prática aumenta a frequência cardíaca e por sua vez, faz aumentar o nível de oxigénio no cérebro. Para quem não tem tempo ou não pode fazer, caminhada é excelente. Seja criativo, vá despejar o lixo e aproveite para a dar a volta ao quarteirão, calce os ténis e vá fazer compras no comércio local.

O exercício mental, é importante, porque estimula o cérebro promovendo novas ligações entre neurónios. Os jogos de tabuleiro, podem ser utilizados como exercício e também como convívio e troca de experiências. Jogos de cartas, pintar, cantar e porque não ouvir musica de olhos fechados. Trocar de lugar na mesa durante uma semana, mudar de lado na cama, trocar a gaveta dos talheres. Tudo menos desligar-se do mundo e isolar-se. 

Lembre-se, o Tico e o Teco necessitam de companhia e novas experiências, pois se isto não acontece podem morrer de solidão.

Ative o cérebro, use-o ou perca-o!

Similar Posts

Leave a Reply