As rotinas prejudicam a nossa saúde mental, pois ao fazermos sempre os mesmos trajetos, trabalhos, conversas, estamos a dizer ao nosso cérebro para seguir sempre o mesmo caminho, não lhe damos espaço a criar novas conexões.
As rotinas podem ser benéficas para orientarem as nossas necessidades, mas viver preso em horários rígidos, tarefas pouco importantes que nos consomem muito tempo e desgaste emocional, não ajudam em nada o nosso cérebro.
Como conseguimos ser mais criativos, se temos que nos reger por uma doutrina rígida e sem hipótese para imaginar e sonhar com coisas novas?
O cérebro adora o piloto automático, pois é como uma linha de comboio, as ligações já existem e é só deslizar, mas para a nossa saúde mental é quase como que essas linhas estivessem enferrujadas.
Não são promovidas novas conexões para fortalecer o cérebro e as que temos vão ficando cada vez mais fracas. Temos que criar novas estações e apeadeiros, “comprar” novos comboios, ou arranjar os mais antigos, para permitir mais segurança e consistência.
Efeitos da Rotina:
- Viver em Piloto Automático;
- Não são criados novos caminhos neuronais;
- Condiciona o pensamento;
- Limita capacidade de sonhar;
- Noção da passagem do tempo (rápida);
- Pouca sensação de felicidade;
- Acelera doenças mentais;
- Diminui agilidade mental.
Transforme a sua carruagem enferrujada num TGV!